O que é responsabilidade social?
A responsabilidade social é basicamente a ética aplicada nas relações, seguindo o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa.
A responsabilidade social diz respeito às atitudes e ações que empresas adotam, de forma voluntária, que buscam promover o bem-estar social. Uma organização socialmente responsável é aquela que possui uma forma de gestão ética e transparente colocando em prática projetos voltados para o benefício da sociedade.
Qual a importância da responsabilidade social?
Apesar de ter um forte apelo para o ambiente corporativo, a responsabilidade social é importante para contribuir com diversos grupos sociais.
Dessa forma, se propõe a oferecer um relacionamento ético e transparente com públicos distintos, seja qual for o segmento em que a ação está enquadrada.
De modo geral, isso significa que as vertentes específicas dessa responsabilidade e seus impactos na sociedade têm o mesmo objetivo, apesar das diferenças contextuais, como veremos a seguir.
Vantagem da responsabilidade social para as organizações
Implementar projetos de responsabilidade social é uma forma de estreitar os laços com os funcionários e com a comunidade em geral, pois visando o bem-estar social, a organização estabelece um relacionamento saudável com os funcionários, parceiros comerciais, fornecedores e consumidores. Isso ajuda a empresa a se tornar um lugar melhor para se trabalhar, pois melhorando a qualidade de vida dos funcionários, o rendimento e a produtividade deles aumenta e, por consequência, os da empresa também.
Além disso, atualmente os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação ao papel das empresas nas questões socioambientais e por isso, o mercado consumidor tem se tornado exigente quanto às atitudes das organizações com seu público. Adotar medidas de responsabilidade social é uma forma de passar uma mensagem positiva às pessoas. Sendo assim, as próprias empresas se beneficiam com essas ações, pois sua imagem com o mercado consumidor melhora.
Ou seja, quando a empresa prioriza ações de responsabilidade social ela estabelece uma confiança mútua com seus funcionários, com os colaboradores e com seu público uma vez que eles passam a enxergar a empresa como uma organização ética e digna.