ISO 45001

O que é ISO?

A ISO 45001 é a norma referente ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SGSST) que substituiu a norma OHSAS 18001. A norma indica políticas para as organizações protegerem os trabalhadores de riscos ocupacionais enquanto melhoram a produtividade.

Uma organização é responsável pela saúde e segurança dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.

Requisitos mínimos para criação de um SGSST:

  • Os requisitos devem ser aplicados para a criação de um SGSST apoiados pelas leis e regulamentos nacionais.
  • fornecem informações precisas sobre desenvolvimento de acordos voluntários para fortalecer o cumprimento das normas e padrões
  • a melhoria contínua de todo desempenho da Saúde e Segurança Ocupacional na empresa.
  • a organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os trabalhadores (próprios ou terceirizados) podem estar expostos.

Para que serve a ISO?

Possibilita a implementação de uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Além de reforça a importância de ações preventivas, indicando que um SGSST pode ser mais eficiente ao tomar medidas antecipadas através da abordagem de riscos e oportunidades. Deste modo, é possível impedir algum evento não desejado pela empresa e que exponha os trabalhadores a riscos à sua saúde e integridade. Também conscientiza os trabalhadores e todos aqueles que possam exercer atividades em seu nome das consequências de suas ações.

Ganho da empresa

Possibilitar que os líderes mostrem seu compromisso com locais de trabalho seguros e saudáveis, e proporciona que as empresas de fato colocam as pessoas em primeiro lugar demonstrando isto por meio da integração de programas de saúde em seu sistema de gestão. Simultaneamente, a norma identifica o valor gerado por uma força de trabalho ativamente envolvida e capacitada.

Redução significativa de acidentes, perigos e parada de trabalho, através da sistematização de todas as atividades.

Evitar o risco de passivos trabalhistas e ações judiciais, pois obterá acesso e conhecimento constante a legislação.

Valorização da imagem da empresa, por estar comprometida com a saúde e segurança do colaborador.

Aumento da identificação e motivação do funcionário, através do envolvimento nos processos de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.