ESG

O que são os selos de sustentabilidade?

Os selos ESG são uma forma de garantia de que uma empresa pratica, de fato, ações voltadas aos princípios de Governança e socioambientais. Essa garantia é um fator decisivo na hora da compra de muitos clientes, além de ser um diferencial importante para muitos investidores!

ESG significa: Environmental, social and governance, traduzindo para o português Ambiental, social e governança. Essa sigla se refere aos fatores ambientais, sociais e governança corporativa aos quais uma empresa deve estar atenta, geralmente utilizados por investidores e analistas para avaliar as empresas de acordo com sua responsabilidade socioambiental e corporativa.

Como funcionam os selos ESG?

Como foi dito, eles são a garantia de que uma organização segue práticas sustentáveis com base nos critérios ESG. Na prática, isso faz com que os selos de sustentabilidade funcionem como uma forma de garantir o desenvolvimento sustentável das empresas e do planeta. Atualmente, muitos negócios vêm adotando este tipo de prática devido aos incentivos mercadológicos. Isso porque, com regulações cada vez mais estritas, empresas que não adotam as práticas de governança e socioambiental não terão a capacidade de se manter a longo prazo. 

As empresas certificadas ESG também têm um melhor desempenho financeiro, afinal, além de atrair mais atenção dos compradores, com uma melhor governança as organizações têm um funcionamento mais eficiente, ao evitar desperdícios e promover oportunidades de crescimento para seus colaboradores e parceiros. Isso tudo ajuda a reduzir os riscos financeiros e aumentar a sustentabilidade, tanto a médio quanto a longo prazo.

Embora o tema sustentabilidade e ESG possam lembrar o grande público apenas do quesito ambiental, que é um dos pontos analisados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), a governança corporativa e os objetivos sociais também são cruciais para que uma organização possa obter a certificação ESG. 

Como obter uma certificação de empresa sustentável?

O primeiro passo para a obtenção de um selo ESG é o diagnóstico da empresa. É preciso saber em qual etapa da implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a organização se encontra antes de planejar quais os próximos movimentos. 

Quando já se sabe em qual momento da jornada para a implantação dos ODS está a companhia, é traçado um plano para que seja feito o necessário para garantir o desenvolvimento sustentável com base nos três aspectos que formam a sigla EGS:

Ambiental (enviromental): É preciso garantir que a empresa siga passos para garantir o bom desempenho na gestão de recursos naturais. Também se espera que a companhia tenha o controle sobre suas emissões de carbono, sendo ele completamente zerado, ou chegando próximo a este objetivo.

Entre as práticas ambientais, podemos citar:

  • Busca por alternativas sustentáveis para a redução do impacto no meio ambiente;
  • Redução na emissão de poluentes;
  • Boas práticas com embalagens, geração, cuidado e descarte de plásticos e outros materiais;
  • Gerenciamento correto do descarte de lixo.

Social: Uma empresa certificada precisa garantir o desenvolvimento conjunto e ter um bom relacionamento com todos os seus públicos, sejam eles internos (colaboradores) ou externos (clientes, fornecedores e comunidades onde a empresa está inserida).

Podemos destacar algumas práticas sociais:

  • Aderência aos direitos trabalhistas;
  • Valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho;
  • Apoio à diversidade e inclusão;
  • Posicionamento da empresa em causas e projetos sociais;
  • Atuação com a comunidade.

Governança (governance): As práticas de governança são voltadas à liderança da organização, e garantem que os objetivos anteriores serão, de fato, tomados em todas as esferas. Além disso, empresas certificadas necessitam ter um bom controle de riscos, e garantir os direitos dos acionistas e consumidores.

Abaixo, algumas práticas de governança:

  • Adoção de políticas para o controle dos processos;
  • Comportamento e política institucional relacionados às práticas anticorrupção, lavagem de dinheiro e trabalho escravo, por exemplo;
  • Transparência na política de remuneração dos diretores;
  • Valores, postura moral e ética nos negócios;
  • Valorização da prestação de contas e da responsabilidade corporativa;
  • Veracidade das informações de produtos e processos da empresa.

Quando estes três aspectos forem efetivamente abordados, a empresa estará pronta para receber seu selo ESG. A partir daí, passa a contar com toda a credibilidade de possuir uma certificação, ganhando a confiança do mercado.

Vantagens de boas práticas ESG

Além de ser um diferencial competitivo e de atrair investidores para o seu negócio, as boas práticas ESG trazem as seguintes vantagens: 

Empresas com ações de ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas e fraudes;

Redução dos custos operacionais e ganhos de produtividade;

Fidelização de clientes que valorizam o consumo de produtos e serviços sustentáveis;

Melhoria na imagem e reputação da marca;

Emissão de greenbonds, que são títulos de dívida para projetos que promovem impactos positivos no meio ambiente;

Acesso às linhas de crédito verde;

Melhores índices de satisfação, atração e retenção de talentos.

Mais do que uma tendência, as práticas de ESG são fatores de competitividade no ambiente de negócios em geral. A sociedade e o mercado veem com bons olhos empresas que praticam ações de ESG e se preocupam com as questões ambientais, sociais e de governança.